Noticias

 

NASA quer lançar arpão para coletar amostra de cometa

 

Arpão para caçar cometas

A NASA está desenvolvendo um novo equipamento para capturar amostras de um cometa: uma espécie de arpão espacial.

veja aqui:www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=nasa-arpao-coletar-amostra-cometa&id=010130111215

 

Super avião será usado para lançar foguete ao espaço

 

O super-avião, com seis turbinas, será capaz de elevar um foguete de grandes proporções até mais de 10 km de altitude, de onde ele será lançado.[Imagem: Stratolaunch Systems].

veja aqui:www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=super-aviao-lancar-foguete-espaco&id=030130111214

Sangue artificial é testado numa pessoa pela primeira vez

veja aqui:oglobo.globo.com/ciencia/sangue-artificial-testado-numa-pessoa-pela-primeira-vez-3238843

 

Irã alerta contra vírus Duqu

 

É sério: esse vírus pode invadir sistemas e detonar um ataque nuclear. Mesmo que seu computador não controle artefatos nucleares, é bom ficar ligado com o Duqu.                  veja aqui:noticias.r7.com/esquisitices/noticias/ira-alerta-contra-virus-duqu-20111114.html?question=0

 

     

Processadores com 100 nucleos chega perto da realidade

 

Enquanto enpresas como a AMD e Intel se esforçam para compactar 3, 4 ou até 6 núcleos nos seus processadores , a fabricante de chips americana Tilera anunciou hoje que planeja fabricar e vender um modelo com 100 núcleos chamado Tile-Gx. O propósito principal desses processadores, segundo Anant Agarwal, co-fundador e CTO da empresa, será para uso em servidores que executem funções relacionadas à web, como busca, indexação de páginas e processamento de vídeo.O modelo Gx100, um dos processadores com 100 núcleos, deverá usar no máximo 55 watts de energia e vai custar até US$ 1000 (R$ 1710) quando for colocado no mercado em 2011. Antes disso, a Intel planeja liberar para venda o processador.Nehalem-EX com 8 núcleos e a AMD espera liberar o Opteron, com 12. Note como nenhum dos dois tem três dígitos nas casas decimais, tsc tsc.

 

ADM anuncia processador Optero com 16 nucleos

 

Ao que parece, núcleos de processador nunca são demais. Nessa segunda-feira de véspera de feriado – para brasileiros – a AMD apresentou novos produtos da linha Opteron com nada menos do que 16 núcleos. Os processadores Opteron 6200 (codinome Interlagos) chegam especificamente para o mercado corporativo.

A ideia da AMD é aproveitar a nova aparelhagem em processadores corporativos que tirem proveito da virtualização. Entre as OEMs, HP e Dell estariam preparando produtos usando a tecnologia.

Pelo que eu lembro das aulas de geometria, os novos processadores Opteron com 16 núcleos classificam-se como hexadeca-core. No total, são dois chips que fazem parte do processador. Para tanto, a AMD utiliza a tecnologia Bulldozer.

O modelo topo de linha Opteron 6282 tem processador de 16 núcleos com clock de 2,82 GHz. Ele consome no máximo de 140 watts.

Além do uso corporativo, pelo menos uma instituição de ensino já sabe o que fazer com as belezinhas. A Universidade de Illinois disse hoje que o seu Centro Nacional de Aplicações de Supercomputaçã0 (NCSA) vai ganhar um supercomputador com 235 dos processadores Interlagos somados a 30 GPUs Tesla da Nvidia. Nada mal. Será 1,5 petabyte de memória RAM para fazer a geringonça funcionar.

                                veja aqui:news.cnet.com/8301-30685_3-57324038-264/amd-pushes-16-core-server-chip-to-market/